Lançamento da Novena com o Cardeal da Esperança - Van Thuan de Pe. Marco Luís - setembro de 2019

"Existem bons livros do Cardeal Van Thuân e sobre o Cardeal Van Thuân. Como colaborador directo da equipa da causa de beatificação do Venerável Cardeal Van Thuân, ao longo dos últimos anos fui percebendo isso nas deslocações por vários países e continentes. Mas onde está uma pequena novena? Logo o postulador e responsável da causa me incentivaram desde Roma a mais este trabalho. Demorou algum tempo, Deus bem sabe porquê. Como dizia a alguém "trata-se de algo pequeno e simples". Ao que me responderam ser essa a marca da grandeza do Cardeal Van Thuân: a simplicidade.

Então, podemos meditar e rezar com a sua ajuda no itinerário simples, mas tão forte, que foi a sua vida. Na família, vocação, espiritualidade, vivência na prisão edepois expulso do seu país como refugiado, no coração e ao serviço da Igreja desde o Vaticano, a sua doença foi vivida e oferecida até à sua dolorosa morte, também ela apelo à vida em Cristo. Na companhia de um dos seus melhores biógrafos, podemos meditar. Rezar cada dimensão diária, também na força da oração oficial e aprovada para pedir a Deus através do Venerável Cardeal vietnamita, que desde que pregou no ano 2000 ao Papa São João Paulo II e à Curia Romana ficou um pouco conhecido pelo mundo inteiro. Foi feito cardeal juntamente com o actual Papa Francisco, que a ele se tem referido variadas vezes. Estando o seu processo encerrado, só falta o sinal de Deus ou, se quisermos, por outra palavra: o milagre, que atesta a convicção ou devoção privada de muitas pessoas que levará a Igreja, de forma pública, a elevá-lo aos altares."

Pe. Marco Luís, introdução da Novena com o Cardeal da Esperança

O atual vice-postulador, que já colaborava com a causa de beatificação e canonização de Venerável Van Thuân, há cerca de uma década, aceitou prontamente o convite da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre em Portugal de publicar esta novena e apresentá-la, em Fátima, no encontro nacional de benfeitores, a 15 de Setembro de 2019, promovendo-a por todo o nosso país.

A figura do Cardeal Van Thuân como perseguido, preso, refugiado, por causa da fé em Cristo e amor à Igreja é uma referência para toda a igreja e modelo para os cristãos perseguidos.

Pode comunicar-nos as graças alcançadas aqui ou através do e-mail causa.cardinalvanthuan@humandevelopment.va.