Mensagem do Cardeal Peter Turkson no 19.º aniversário da morte do Cardeal Van Thuân

16-09-2021

Mensagem do Cardeal Peter Turkson 

por ocasião do 19º aniversário da morte do Venerável Servo de Deus Cardeal François-Xavier Nguyen Van Thuân aos seus devotos

É uma alegria imensa e uma grande honra para o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, não só celebrar a memória do Venerável Servo de Deus Cardeal François-Xavier Nguyen Van Thuân, mas também promover o seu conhecimento e devoção na Igreja universal com o intuito de transformá-lo em incessante oração e intercessão pela graça e privilégio da sua beatificação. Este Dicastério, além de celebrá-lo como ancestral na fé, reconhece as suas virtudes e méritos e, por isso, deseja salvá-los para a edificação da Igreja.

Muitos conheceram pessoalmente o Cardeal Van Thuân e beneficiaram do seu ministério sacerdotal e episcopal. Outros ficaram impressionados com o seu grande testemunho de fé, esperança perseverante e caridade edificante, conforme refletido nos seus escritos. Outros experimentaram a graça e benevolência de Deus pela invocação da intercessão do Venerável Servo de Deus, a ponto de se tornar patrono de vários ministérios sociais em paróquias e dioceses, e de centros de estudos.

Caros amigos, para finalizar desejo expressar os meus parabéns e o meu apreço pelo vosso esforço em manter viva a memória do Cardeal por meio das vossas orações, obras de caridade e fraternidade e, que o vosso exemplo seja um motivo de encorajamento para que outros adiram à iniciativa do dom da oração. Sede sempre corajosos e constantes no caminho percorrido e que tudo isto seja para a glória de Deus e para o bem dos irmãos.

Garanto-vos a minha oração com grande afeto e gratidão e concedo-vos a minha Bênção.