Missão no Brasil 2022

12-08-2022

O padre Marco Luís, vice-postulador da causa de beatificação e canonização do Venerável Cardeal Van Thuan, fez no dia 12 de Agosto uma apresentação sobre a vida e santidade do cardeal Van Thuân, no Instituto Santa Cruz da PUC Goiás, no Brasil, a convite do Arcebispo Metropolitano de Goiania, D. João Justino.

Tomando como itinerário da apresentação o percurso de vida de Van Thuân desde a sua educação de infância até à morte como cardeal em Roma a 16 de Setembro de 2002. Falando aos seminaristas e professores do Instituto, apresentou Van Thuân como um grande modelo sacerdotal, cuja vida em todas as suas dimensões foi uma vida unida a Cristo crucificado, sob a proteção de Nossa Senhora. Tinha um profundo amor eucarístico, tão necessário nos nossos dias, de um adorador eucarístico que nem os tempos de prisão impediram. A caridade e esperança de Van Thuân e a sua fé alegre fazia-nos ter um profundo amor aos inimigos.

Estando o processo dependente somente de um milagre que seja reconhecido pela Igreja para que aconteça a beatificação, o padre Marco Luís relembrou os milagres que surgiram desde o Brasil para a elevação aos altares de figuras como Madre Teresa, Santa Gianna Beretta Molla, S. Francisco e Santa Jacinta Marto e o beato Carlo Acutis.

A surpresa do vice-postulador foi não existir um único aluno ou professor presente que desconhecesse a figura do cardeal Van Thuân, o que se deve ao facto do arcebispo emérito de Goiania, D. Washington Cruz, ter tido uma amizade pessoal com o próprio Cardeal Van Thuân, com quem conviveu de perto. Assim, falando muitas vezes dele e das suas viagens juntos, bem como tendo oferecido a todo o clero da arquidiocese a obra " Cinco pães e dois peixes", relatos dos tempos de prisão, com uma divulgação a nível mundial.

Esta foi a sexta missão no Brasil do vice-postulador a divulgar a causa do cardeal Van Thuân em estados como Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiana e ainda nos próximos dias no Estado do Espírito Santo. Para além das missões em Cabo Verde, Moçambique e, claro, Portugal.

A apresentação do congresso dos vinte anos da morte do Cardeal Van Thuân nos próximos dias 15 e 16 de Setembro será também um momento importante para quantos assim podem participar on-line.