OBRAS DO VENERÁVEL CARDEAL VAN THUÂN
Conheça aqui as obras da autoria do venerável Cardeal Van Thuân.
O Caminho da Esperança - testemunhar com alegria a pertença a Cristo

Edição original: Il Cammino della speranza - Testimoniare com gioia l'appartenenza a Cristo, Città Nuova Editrice, 2004
Tradutor: Maria do Rosário Pernas
Edição: Paulinas Editora, outubro 2007
Escritas pelo arcebispo de Saigão durante os seus treze anos de cativeiro e copiadas clandestinamente, a leitura quotidiana destas páginas foi o sustento de milhares de pessoas. O manuscrito chegou até nós graças aos refugiados, os famosos "boat people", que dele receberam força, coragem, serenidade, fé e esperança nos momentos mais dramáticos da sua fuga. A riqueza espiritual de um verdadeiro mestre, que nos guia dia após dia na travessia da existência.
A Alegria de Viver a Fé

Edição original: La gioia di Vivere la Fede, Libreria Editrice Vaticana - 2013
Tradutor: Pe. José Jacinto Farias, SCJ
Edição: FUNDAÇÃO AIS, novembro 2014
Concepção Gráfica: Dupladesign
A Alegria de Viver a Fé é o título que, o então presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, o Arcebispo François-Xavier Nguyên Van Thuân, escolheu para a série de conversas aqui publicadas. Elas foram recolhidas por alguns jovens que tiveram o privilégio de a elas assistir. Trata-se de textos pronunciados em várias ocasiões, com o objectivo de educar na fé os seus tão amados compatriotas que se encontram em várias partes do mundo. São, antes de mais, reflexões sapienciais de um pastor que sente a responsabilidade de formar o seu povo Vietnamita, para o ajudar a viver numa comunidade melhor.
Cartas pastorais nas pegadas do Concílio Vaticano II

Edição original: Lettere pastorali sulle orme del Concilio Vaticano II, Libreria Editrice Vaticana
"As cartas pastorais testemunham o espírito conciliar que animou o pastor Van Thuân no seu ministério em Nha Trang - observa o cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho para Justiça e Paz, na apresentação da obra -. Podemos observar quatro perspectivas das Cartas que refletem claramente esse espírito: a Igreja no mundo, isto é, a prática da fé de uma comunidade enraizada no contexto socioeconômico, político e religioso do país; um leigo ativo na Igreja e na sociedade; a defesa da dignidade humana iluminada pela fé; e tudo isso em uma perspectiva dialógica aberta e reconciliadora"
Descobrir a alegria da esperança

Edição original: Scoprite la goiva della speranza, Logos Press, 2002
O cardeal Van Thuân abre seu coração aos sacerdotes num retiro espiritual. O livro oferece um conjunto de meditações, perguntas e respostas pregadas pelo cardeal durante os exercícios espirituais organizados pelo Centro Pastoral de Logos. As meditações, cheias de exemplos, histórias e experiências pessoais, são de ajuda não apenas para os padres, mas também para todos os fiéis que desejam aprofundar a alegria da esperança que Jesus nos traz.
Testemunhas da Esperança - exercícios espirituais realizados com a presença de S.S. João Paulo II

Edição original: Testimoni della Speranza, Città Nuova, 2000
Edição portuguesa: Gráfica de Coimbra, 2002
Em 21 meditações sobre a esperança no mundo de hoje, feitas nos exercícios espirituais da Cúria Romana em 2000, a convite do Santo Padre João Paulo II, este testemunho da fé, amadurecida na prisão, convida-nos a reflectir na situação desesperada do encarceramento, que ultrapassou com a força que foi buscar à Palavra de Deus.
Compromisso de Esperança -Escritos inéditos

Edição: Paulinas Editora, novembro de 2020
"Este testemunho de vida que aqui trazemos convida a esse percurso de fé, que começa no encontro com Deus na oração e, de modo especial, na Eucaristia, do qual a vida do cardeal Van Thuan cons- titui um exemplo precioso."
D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, prefácio
"A grande parte dos escritos desta publicação que se encontram no arquivo da causa para a beatificação e canonização do Venerável Cardeal Francisco Xavier Nguyên Van Thuan, são fruto da sua pregação a um grupo de sacerdotes poucos meses antes da sua morte a 16 de Setembro de 2002. Bem como outras intervenções com enfoque eucarístico, sacerdotal e eclesial: aquando de um jubileu sacerdotal de um colaborador próximo; na conclusão do Ano da Eucaristia; num encontro internacional do clero; também ao celebrar para leigos que rezaram por retiro de sacerdotes"
Padre Marco Luís, vice-Postulador, introdução
Cinco pães e dois peixes - do sofrimento do cárcere, um alegre testemunho de fé

Edição original: Cinque pani e due pesci, Edizioni San Paolo, 1997
Edição portuguesa: Paulinas, 2009
"Honra-me prefaciar a presente edição do livro do card. Francisco Xavier Nguyen Van Thuân, com quem convivi em Roma na fase final da sua vida. Num belíssimo livro, dirigido aos jovens, ele lega-nos um extraordinário testemunho de fé, de esperança e de amor. Este texto é uma meditação pessoal do trecho evangélico da Multiplicação dos Pães, no Evangelho de São João (6,5-11). O modesto dom de um jovem - cinco pães e dois peixes - permite que Jesus alimente uma multidão. E esse humilde gesto transforma-se em símbolo vigoroso de um testemunho de vida cristã: o do próprio autor, prisioneiro durante treze anos no Vietname, que oferece tudo o que tem para que, através dele, o Senhor possa operar maravilhas" (Cardeal José Saraiva Martins, prefácio à Edição Portuguesa).
Orações de Esperança - treze anos no Cárcere

Edição original: Preghiera di Speranza, Edizione San Paolo, 1997
Tradutor: Maria Delfina Chorão de Aguiar
Edição: Gráfica Coimbra, Lda
"Em 1987, no isolamento de Hoa-ma (Hanoi), quis recolher por escrito as meditações, as reflexões de cada dia, sob o titulo Orações de esperança: trata-se particularmente de um testemunho de amor e reconhecimento.... Perguntar- me-eis: "Como conseguiu trazer cá para fora o que escreveu?" Reconheço que foi uma aventura. Os guardas, no começo meus inimigos, com o tempo tornaram-se meus amigos, graças ao amor de Jesus no meio de nós e para nosso amor recíproco. Um deles sugeriu-me: "Escreva numa língua estrangeira e ponha na capa Exercícios de língua estrangeira, com o pretexto de praticar para não esquecer tudo depois destes anos de prisão". Foi o que fiz. Escrevi sobre papel almaço que os carcereiros me arranjavam, escrevendo na capa (uma página de jornal): Estudo de língua estrangeira. Escrevi em italiano; escolhi o italiano porque, no vietname, esta língua é menos conhecida do que o inglês ou o francês. Agora partilho convosco as gotas de água fresca que o Senhor fez cair para me permitir viver durante a minha longa peregrinação através do deserto (da introdução)"
Dez palavras para recordar - um itinerário de meditação, oração e vida

Edição original: Dieci A da ricordare nella vita Cità Nuova Editrice - Roma 2013
Tradução: Paulinas Editora
Tradutor: Pe. Rodolfo Gasparini Morbiolo
Edição: Paulinas Editora, junho de 2014
«Pouco antes da sua morte, [o cardeal Francisco Xavier Nguyen van Thuân] orientou uns exercícios espirituais a sacerdotes, cujas traves mestras serão precioso auxílio para todos... Passam tais traves por alguns patamares que, bem percorridos e aproveitados, nos ajudarão nos caminhos da santidade» (Prefácio de D. Manuel Martins). Estas são as traves que compõem este livrinho de meditações, orientadas tanto para a vida interior (a nossa relação com Deus) como para a vida ativa (a nossa relação com os outros).
A Esperança não desilude - à luz da escritura e do concílio

Edição original: La speranza non delude: alla luce della scrittura e del concilio, Città Nuova, 1997
Dos treze anos de cativeiro, dos quais nove isolados, o inesquecível cardeal Nguyen Van Thuân, em uma situação de aparente desespero total, ouvindo Deus, podendo falar com ele, tornou-se para ele uma força crescente de esperança, que após o sua libertação permitiu que ele se tornasse testemunha de esperança para homens em todo o mundo - por essa grande esperança que não se põe nem nas noites de solidão.
Peregrinos pelo caminho da Esperança

Edição original: Peregrinos por el camino de la esperanza, Editorial Monte Carmelo, 2007
Somente a profundidade cordial do cardeal Van Thuân, a experiência de Deus e a vida, e a capacidade de se comunicar, poderiam nos fornecer uma explicação tão simples e profunda do Evangelho. Páginas que surgiram timidamente nas prisões do Vietname e que hoje são lidas em todo o mundo.
Pode comunicar-nos as graças alcançadas aqui ou através do e-mail causa.cardinalvanthuan@humandevelopment.va.