VICE-POSTULADOR

O Padre Marco Luís, sacerdote da Diocese de Setúbal, foi nomeado vice-postulador da causa de beatificação e canonização do venerável Cardeal Van Thuân. Formado em Direito Civil, Teologia e Gestão de Organizações Sociais, com 44 anos de idade, o pároco de Almada terá como principal desafio, face a uma causa que a nível processual está encerrada, a dinamização espiritual de uma figura de dimensão mundial promovida pelo Vaticano, através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, faltando apenas o milagre para a sua beatificação.

O sacerdote agora nomeado vice-postulador, conheceu a figura e as obras do Cardeal Van Thuân no mesmo ano de 2002, tendo estado envolvido na tradução para português de algumas delas, como A alegria de viver a fé com a fundação AIS, Os dez A para recordar na vida com a editora Paulinas e a biografia de Van Thuân, escrita pelo Postulador Waldery Hilgeman e a secretária do cardeal vietnamita Luisa Melo, com publicação em Portugal (Fundacao AIS) e no Brasil (Edições Shalom). Publicou há poucos meses uma novena (em várias línguas) ao Venerável Cardeal Van Thuân, Rezar com o Cardeal da Esperança, pela Fundação AIS, com nove dimensões da sua vida que nos podem ajudar a viver na caridade e esperança nos nossos dias. Nas suas obras editoriais, com enfoque na santidade e vida dos santos, apresenta a figura do Cardeal Van Thuân em livros como Vim para Adorar-Te, Os Amigos de um Padre e A Caminho do Céu.

Actualmente participa num programa no canal Canção Nova com a apresentação semanal de um santo. Há quatro anos dinamizou a publicação em árabe da oração de beatificação, que faz chegar pessoalmente junto de várias comunidades cristãs na Palestina, na Síria e no Iraque, através da Fundação AIS da qual é colaborador em Portugal desde 2011. Por seu incentivo algumas pessoas individuais, famílias e comunidades religiosas têm escrito para a causa relatos da intercessão nas suas vidas do Cardeal Van Thuân. Junto das várias comunidades cuja vinda para Portugal promoveu, espalha também a devoção a Van Thuân pelo mundo: com a Comunidade Shalom, as irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará (Família do Verbo Encarnado) e as irmãs Instituto Hesed.

Desde há meia dúzia de anos, tem feito variadas acções de divulgação da figura e da causa do Venerável Cardeal Van Thuân, de forma especial em Portugal, Brasil, Cabo Verde e, em Fevereiro de 2020, em Moçambique (Maputo), já como vice-postulador da causa. O processo para beatificação do cardeal Van Thuân foi aberto em 2010 em Roma, sendo que após a fase diocesana e o reconhecimento das virtudes heroicas, foi declarado Venerável pelo Papa Francisco em Maio de 2017. A figura do Venerável Van Thuân é um apelo à esperança que teve como lema e tão bem expressou com a sua vida. 

Pode comunicar-nos as graças alcançadas aqui ou através do e-mail causa.cardinalvanthuan@humandevelopment.va.